quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Economia brasileira vai bem??

Brasil: PIB deve crescer 7,5 por cento em 2010

2010-11-18 17:26:21

Brasília – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que o Brasil cresça 7,5 por cento este ano e que a inflação fique acima da meta nos próximos dois anos.

No relatório sobre Perspectivas Económicas, divulgado esta quinta-feira, a OCDE adianta que a economia brasileira perdeu ritmo durante este ano relativamente ao ano passado. A OCDE espera ainda que a taxa anual no Brasil supere a meta do Governo de 4,5 por cento nos próximos anos, com a retoma da actividade económica e o fim dos efeitos da recente valorização do real.

A OCDE alerta ainda para a alta no défice da conta corrente do país, que espera crescer para 76 mil milhões de dólares em 2011 e 107 mil milhões de dólares em 2012. As projecções da OCDE para este ano são de um défice de 52,7 bilhões de dólares.

No relatório a OCDE defende o retorno ao ciclo de «aperto monetário» como forma de conter as crescentes pressões inflacionárias. O documento sugere ainda que o Brasil retire as medidas de estímulo monetário e fiscal.

(c) PNN Portuguese News Network