quarta-feira, 29 de junho de 2011

Meio Ambiente Sustentável.


Janelas solares ajudam a reduzir o consumo de energia


Estados Unidos - Uma nova janela desenvolvida com células solares recebeu, recentemente, o reconhecimento da GE e um financiamento de US$ 100 mil pela inovação. A ideia é que a janela deixe entrar menos luz natural, mesmo sendo transparente, de modo que os prédios tenham a sombra necessária durante as horas de sol quente. Com isso, a janela pretende reduzir o uso de ar condicionado tornando o edifício mais eficiente energeticamente. Paralelamente, os painéis produzem energia solar, a qual pode ser utilizada pelo prédio na eletricidade.

A empresa responsável pelo equipamento, a Phytagoras Solar, irá anunciar sua primeira instalação comercial nas próximas semanas. As janelas solares custam mais do que uma janela padrão, e mais do que o metro quadrado de células fotovoltaicas, mas, de acordo com o CEO da empresa, Gonen Fink, o retorno de investimento acontece de três a cinco anos, enquanto os painéis solares levam de sete a 12 anos para pagarem por seus investimentos.

A produção de energia das janelas não é tão alta - 13 watts por metro quadrado - então, grande parte do retorno parece vir do aspecto da eficiência energética da janela. Inicialmente, a característica de resfriamento das janelas será o que irá impulsionar o mercado e incentivar as vendas. Fonte: Reuters - 24.06.2011