Quanto à administração do crédito em pequenas empresas, Longenecker e outros 
mostram os benefícios do crédito tanto para compradores como para vendedores: os 
tipos de crédito, a decisão de vender a crédito, fatores que afetam a decisão de 
crédito, dentre outros pertinentes à atividade de crédito. Seguem alguns 
comentários sobre alguns desses itens, que se enquadram mais nos objetivos dessa 
pesquisa, baseando-se na visão dessa obra.
Dentre os benefícios do crédito para compradores, os autores supracitados 
consideram os seguintes: permitir que os clientes satisfaçam seus desejos e 
necessidades, sem terem qualquer preocupação presente com o pagamento; qualidade 
do serviço, seja no atendimento, seja na troca de algum item; registros 
importantes para compras futuras. Já para os vendedores, os principais 
benefícios são: relacionamento mais próximo entre os clientes; os picos e as 
quedas de venda são amenizados já que a compra pode ser feita o mês todo.
Quanto aos tipos de crédito, existem duas abordagens, o crédito ao consumidor e 
o crédito comercial. O primeiro é praticado pelos varejistas a consumidores que 
compram para uso pessoal ou familiar. O segundo tipo é concedido por empresas 
não-financeiras (fabricantes ou atacadistas) a clientes que são empresas. 
Existem algumas diferenças entre essas duas abordagens. Essas diferenças dizem 
respeito aos tipos de instrumentos de crédito usados por cada um, às fontes para 
financiar valores a receber, às condições de venda e à disponibilidade de 
garantia de crédito, que é concedida apenas para crédito comercial.
Considerando-se o crédito ao consumidor, existem três tipos principais: conta de 
cobrança em aberto, conta a prazo e conta de crédito rotativo. No primeiro tipo, 
o cliente através da aquisição de um produto ou serviço, no ato da compra, só 
efetua o pagamento quando o mesmo é faturado. O pagamento, nesse tipo de 
crédito, de preferência, é feito no final do mês, sendo permitido, porém, um 
prazo mais longo. Não há necessidade de entrada. No segundo tipo, normalmente 
exige-se entrada, com o saldo a ser pago em tempo especificado. O terceiro tipo 
trata-se de uma modalidade de crédito no qual o comprador, através de um limite 
determinado, realiza tantas compras quanto queira. Os cartões de crédito usam 
essa modalidade de crédito.
As condições de venda para o crédito comercial irão depender do tipo de produto 
vendido e das particularidades do vendedor e do comprador. Quanto maior a 
quantidade a ser comprada e mais alto o limite de crédito do comprador, melhores 
serão as condições de vendas, podendo-se considerar cada cliente em particular.
Outro fator importante a ser considerado em relação ao crédito, diz respeito à 
própria decisão que o administrador de empresa deverá tomar quanto ao uso ou não 
do mesmo. Considera-se que, para aqueles que vendem a crédito, os benefícios em 
relação aos que vendem à vista serão sempre maiores.
Quanto aos fatores que afetam a decisão de crédito, pode-se considerar: o tipo 
de negócio, a política de crédito dos concorrentes, o nível de renda dos 
clientes e a disponibilidade de capital de giro adequado. Se o tipo de negócio 
for o varejo de bens duráveis, o crédito é mais flexível do que para quem vende 
produtos perecíveis. Quanto mais arrojada for a política de crédito de nossos 
concorrentes, menores serão as chances de sucesso daqueles que não se 
posicionarem, considerando o que o concorrente está fazendo nesse caso. O 
crédito também precisa estar em sintonia com o nível de renda dos seus clientes. 
Finalmente, a empresa necessita considerar o capital de giro ideal para as 
atividades normais da empresa. As vendas a crédito aumentam o capital de giro, 
sendo, portanto, um dos benefícios que pesa quando a empresa precisa decidir se 
utiliza ou não o crédito na gestão de seu negócio.
 
