Quanto à administração do crédito em pequenas empresas, Longenecker e outros
mostram os benefícios do crédito tanto para compradores como para vendedores: os
tipos de crédito, a decisão de vender a crédito, fatores que afetam a decisão de
crédito, dentre outros pertinentes à atividade de crédito. Seguem alguns
comentários sobre alguns desses itens, que se enquadram mais nos objetivos dessa
pesquisa, baseando-se na visão dessa obra.
Dentre os benefícios do crédito para compradores, os autores supracitados
consideram os seguintes: permitir que os clientes satisfaçam seus desejos e
necessidades, sem terem qualquer preocupação presente com o pagamento; qualidade
do serviço, seja no atendimento, seja na troca de algum item; registros
importantes para compras futuras. Já para os vendedores, os principais
benefícios são: relacionamento mais próximo entre os clientes; os picos e as
quedas de venda são amenizados já que a compra pode ser feita o mês todo.
Quanto aos tipos de crédito, existem duas abordagens, o crédito ao consumidor e
o crédito comercial. O primeiro é praticado pelos varejistas a consumidores que
compram para uso pessoal ou familiar. O segundo tipo é concedido por empresas
não-financeiras (fabricantes ou atacadistas) a clientes que são empresas.
Existem algumas diferenças entre essas duas abordagens. Essas diferenças dizem
respeito aos tipos de instrumentos de crédito usados por cada um, às fontes para
financiar valores a receber, às condições de venda e à disponibilidade de
garantia de crédito, que é concedida apenas para crédito comercial.
Considerando-se o crédito ao consumidor, existem três tipos principais: conta de
cobrança em aberto, conta a prazo e conta de crédito rotativo. No primeiro tipo,
o cliente através da aquisição de um produto ou serviço, no ato da compra, só
efetua o pagamento quando o mesmo é faturado. O pagamento, nesse tipo de
crédito, de preferência, é feito no final do mês, sendo permitido, porém, um
prazo mais longo. Não há necessidade de entrada. No segundo tipo, normalmente
exige-se entrada, com o saldo a ser pago em tempo especificado. O terceiro tipo
trata-se de uma modalidade de crédito no qual o comprador, através de um limite
determinado, realiza tantas compras quanto queira. Os cartões de crédito usam
essa modalidade de crédito.
As condições de venda para o crédito comercial irão depender do tipo de produto
vendido e das particularidades do vendedor e do comprador. Quanto maior a
quantidade a ser comprada e mais alto o limite de crédito do comprador, melhores
serão as condições de vendas, podendo-se considerar cada cliente em particular.
Outro fator importante a ser considerado em relação ao crédito, diz respeito à
própria decisão que o administrador de empresa deverá tomar quanto ao uso ou não
do mesmo. Considera-se que, para aqueles que vendem a crédito, os benefícios em
relação aos que vendem à vista serão sempre maiores.
Quanto aos fatores que afetam a decisão de crédito, pode-se considerar: o tipo
de negócio, a política de crédito dos concorrentes, o nível de renda dos
clientes e a disponibilidade de capital de giro adequado. Se o tipo de negócio
for o varejo de bens duráveis, o crédito é mais flexível do que para quem vende
produtos perecíveis. Quanto mais arrojada for a política de crédito de nossos
concorrentes, menores serão as chances de sucesso daqueles que não se
posicionarem, considerando o que o concorrente está fazendo nesse caso. O
crédito também precisa estar em sintonia com o nível de renda dos seus clientes.
Finalmente, a empresa necessita considerar o capital de giro ideal para as
atividades normais da empresa. As vendas a crédito aumentam o capital de giro,
sendo, portanto, um dos benefícios que pesa quando a empresa precisa decidir se
utiliza ou não o crédito na gestão de seu negócio.