quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O que são "Negócios Furados e Perdas de Tempo"?

Primeiramente é importante dizer que boa parte dos negócios descritos nesta seção são negócios que podem acontecer realmente, que tem sustentação e não são necessariamente fraudes.

Dito isso é importante ressaltar que estes negócios, quando reais, acontecem respeitando regras e modalidades de mercado e são normalmente conduzidos só por profissionais das áreas específicas e dentro de sociedades ou instituições especializadas no setor específico.

Oportunidades de se realizar negócios fora das regras existem, potencialmente, mas são raríssimas ... a quase totalidade dos casos deste tipo que poderão aparecer ao profissional ou empresário comum e não especialista, serão negócios furados e sem sustentação, aplicando regras que não são as de mercado (conhecidas pelos especialistas) e que resultarão em grande perda de tempo (e ás vezes de dinheiro) e nada mais.

Fora os casos de fraudes evidentes, tentei muitas vezes descobrir ou entender porque isso acontece. Até agora não consegui encontrar nenhuma certeza ... só consegui juntar algumas boas teorias e suspeitas:
 
  • Uma das hipóteses, baseada em alguns indícios, é que estas operações sejam montadas por gangues de golpistas com a finalidade de obter documentos assinados, nomes, dados e informações de pessoas, empresas e instituições. Isso tudo seria usado, em um segundo tempo, na realização de golpes mais elaborados e tendo, eventualmente, como vítimas pessoas totalmente diferentes das envolvidas nas operações aqui descritas.
  • Outra teoria (bastante consistente em muitos casos), sempre envolvendo golpistas, é que eles estejam fuçando o mercado em busca de alguns ingênuos aos quais fazer acreditar, mostrando estas operações juntamente com informações e/ou documentos falsos, que eles tem muito dinheiro ou valores ... isso com o intuito de ganhar credibilidade para depois aplicar algum golpe direto, por exemplo propondo, com o respaldo do suposto grande patrimônio a disposição, alguma operação fantástica que deixe as vítimas com água na boca, zonzas e ávidas para depois cobrar algum dinheiro adiantado, para elas participarem da "oportunidade", e finalmente sumir com o adiantamento.
  • Uma terceira teoria (na minha opinião menos fundamentada) é que estas operações, quando tiverem características de "difusão de boatos", sirvam simplesmente para agitar um mercado e fazer com que alguns preços aumentem.
  • Uma última hipótese (a meu ver possível, em alguns casos) é que estes boatos ou "operações" sejam montadas por pessoas que tem por objetivo juntar muitos contatos e informações de todos os tipos e origens para poder, no futuro, realizar operações (não necessariamente fraudes) em outras áreas. Ou seja os intermediários seriam "usados" para coletar contatos e informações para que o "organizador" possa futuramente aproveita-los de forma diferente e sem custos.