quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Entenda porque você está perdendo dinheiro por não ouvir seus clientes

Entenda porque você está perdendo dinheiro por não ouvir seus clientes

"A importância de manter um canal ativo para ouvir os clientes, em especial os que se tornam inativos". 

Agora que você já entendeu os benefícios de ouvir quem importa (o cliente), veja como é fácil criar desculpas prontas e argumentos falsos quando não se sabe, realmente, o motivo desse ou daquele cliente deixar de comprar.

Em um cliente de consultoria que não tinha o hábito de fazer pesquisa regularmente, o ciclo de inativação estava sendo rompido em mais de 14%. A justificativa dos vendedores era que esse ciclo era rompido por que os clientes, temendo falta de produtos (o que acontece muito em empresas que dependem de importação), estocavam e voltavam a comprar somente depois do terceiro mês. Porém, depois de uma análise, notamos que essa informação não era verídica, pois apenas 4% dos clientes voltavam a comprar.

Aplicamos, então, uma pesquisa em 92% dos clientes que abandonaram a empresa nos últimos três meses e notamos que existia uma ciclo de visitação que não estava sendo cumprido, dando margem para a substituição de fornecedores. Como o problema era quase uniforme na base, optamos por reduzir o tamanho da carteira de clientes dos vendedores para que conseguissem visitar em um prazo menor.

Após esse episódio, esse cliente também colocou uma pessoa subordinada ao Marketing com a responsabilidade de pesquisar clientes todos os meses e, em pouco tempo, as coisas começaram a mudar.

Você já entrevistou um cliente hoje?

Espero que esse caso real tenha convencido você a investir em um profissional para pesquisar e analisar sua base mensalmente. 

Considere isso um investimento com retorno garantido, até porque os trovões e raios sempre vêm antes da tempestade, e negá-los pode causar um grande prejuízo. Ouça com atenção e disciplina seus clientes.
 
Faça pesquisas periódicas com sua base de ativos e inativos. Inclua perguntas 100% relacionadas a seus principais indicadores de venda. 

Você fará descobertas preciosas!

Agora, se você não entende que pesquisas e informações são cruciais para sua empresa, esqueça. O empreender subentende-se informações e dados para, ai sim, partir para algum lugar.

Bons negócios