quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Quebrando paradigmas – “OS PICARETAS”

Antes de chamar alguém de “picareta” veja onde você está nesta concepção,

Os picaretas são encontrados na sociedade desde os primórdios da humanidade, ou melhor, da picaretagem. Atualmente eles são parte essencial de todas as atividades desenvolvidas no universo, e estão presentes em todos os setores econômicos e produtivos, ressaltando a indústria.

Classificação

Eles estão classificados segundo um índice que exemplifica, em percentual, quantos profissinais daquele segmento são picaretas. Os mais comuns são: universitários, em geral [91,42%], professores de educação física [93,51%], Educadores em escolas públicas [94,01%], jornalistas [99,68%], pastores [105%], padres [105%] e políticos [815,697%].

Os empresários brasileiros também fazem parte da “massa” dos picaretas, todavia não foi possível aferir a picaretagem dos empresários pois o índice tem um limite baixo de aferição e a picaretagem dos empresários atingiu a ordem dos bilhões em percentual.

A definição de picareta, na realidade é falsa, ou seja, de um objeto que recebeu esse nome descaracterizando todos os grandes picaretas... Não, picareta não é uma ferramenta análoga ao martelo que consiste em uma cabeça de metal pontiaguda fixada na ponta de um cabo comprido feito usualmente de madeira.

Picareta é aquele típico profissional enrolador, carretel, malicioso, que não necessariamente têm segundas intenções [somente na maioria das vezes], e que têm por objetivo livrar sua cara, não pegar no batente, se omitir, sonegar, levar vantagem sempre, articular somente a seu favor, etc., etc., etc.,.......

Os picaretas também tem uma dificuldade muito grande em se aceitarem como picaretas, ou seja, qualificam todos a sua volta como “picaretas”, de tão aprofundado e determinado que está na picaretagem. No curso de Direito se ensina que quanto mais o ladrão furta ou rouba mais confiante ele fica, indo até a se imaginar um “Poderoso Chefão”, onde presume que “nunca será descoberto”. Na picaretagem também é assim: O picareta vive tão intensamente a profissão que se sente o “maior dos maiores”, e imagina que todos estão o vendo como “homem de negócios”, "empresário", sendo que na realidade todos sabem que tudo à sua volta cheira “esquemas, propinas, vantagem, etc”.

“O maior picarreta é aquele que usa constantemente dos serviços profissionais de um picareta”. Estes são os chamados “mestres da picaretagem”, porque pensam em tudo e contratam sempre um “picaretinha para colocar sua cara na frente, no lugar daquele”. Estes não podem parar e olhar para traz, pois se assim o fizerem só picaretagem observará em cada centavo que conseguiu adquirir, ou surrupiar, ou absorver, ou larapiar, ou, ou, ou, ou, ou.....como exemplificado abaixo:

Fonte: Google Group