terça-feira, 1 de outubro de 2013

 GESTÃO GLOBAL
 
Toda a evolução da economia mundial gerou um grande processo de transformação do pensamento organizacional das instituições públicas e privadas. Uma nova visão trabalhista surgiu, distanciando cada vez mais o trabalhador do produto final, devido à "produção em larga escala e dividida em etapas". Essa divisão foi um dos fatores contribuintes para despertar a economia aos novos rumos e novas estratégias de mercado, fazendo com que os dirigentes almejassem por uma mudança nas estruturas das relações trabalhistas. O outro fator que legitima e induz o empresariado a se adequar ao mercado é a globalização da economia, que impulsiona toda e qualquer organização a tornar-se mais ágil, mais propensa a tomadas de decisões precisas. Contudo, os dirigentes observando modificações econômicas e visando manter-se no mercado competitivo, encontra na terceirização, um alicerce para suas estratégias empresariais, consubstanciadas em "parcerias, que hoje fazem parte da engrenagem de toda e qualquer atividade gerencial". A terceirização é importante para deixar a empresa mais ágil, voltada para sua missão e competitividade, mas traz alguns riscos quando os processos são implantados de modo incorreto. O bom atendimento ao cliente é outra estratégia gerencial que não deve fugir dos objetivos da empresa. E nisso observa-se que a prática da terceirização, desde que bem difundida, oferece em todos os âmbitos, desde a implantação até os resultados, uma abrangência na satisfação de gestores, como redução de custos, dinamismo na produção, não relação trabalhista e na satisfação do cliente como excelência no atendimento, oferta de produtos de qualidade, entre outros. Sabendo que a globalização é fator predominante para a economia, surge a terceirização como “Técnica de administração do 3º milênio”, ou como um “processo de gestão pelo qual se repassa alguma atividade para terceiros – com os quais se estabelece uma relação de parceria – ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio que atua".