terça-feira, 1 de outubro de 2013

TERCEIRIZAÇÃO
 
Um neologismo cunhado a partir da palavra ‘terceiro’, entendido como intermediário, interveniente, que, na linguagem empresarial, caracteriza-se como uma técnica de administração através da qual se interpõe um terceiro, geralmente uma empresa, na relação típica de trabalho (empregado versus empregador).
 
Hoje, percebe-se que terceirizar é muito mais que contratar mão-de-obra ou serviços, terceirizar é uma estratégia, uma ferramenta administrativa que deve ser vista dentrode uma organização como a contratação de soluções, visando a competitividade, boa qualidade e a permanência de uma empresa no mercado atual. Todo o processo evolutivo que o mercado vem passando, gera inovações em diversos aspectos. Os gestores de empresas incorporam em suas atividades o que segundo Halevi (apud WOLFF, 2001), é uma nova “filosofia de gerenciamento”, um novo olhar para as relações empresariais, deixando de lado a situação tradicional da “empreiterização” que tem em suas características a não parceria, a desconfiança, o fato de querer levar vantagem em tudo e a contratação de mão-de-obra. Assim, Oliveira (1994, p. 43) afirma que:
 
Terceirizar é buscar racionalmente os melhores resultados em escala de produção, a maior flexibilidade operacional e uma adequada redução de custos administrativos, juntamente com a concentração e a maximização de oportunidades para enfrentar o mercado.
 
E agindo como uma empresa inovadora contrapondo a “empreiterização ” à“ terceirização” que busca parceria, confiança, e não contrata mão-de-obra e sim soluções paraa empresa. Finalmente, Queiroz (1998, p. 53) engloba todos os conceitos citados acima, quando refere que terceirização é:
 
Uma técnica administrativa, uma metodologia e um processo. A técnica administrativa possibilita o estabelecimento de um processo gerenciado de transferência, a terceiros, das atividades acessórias das empresas, permitindo a estasse concentrarem no seu negócio, ou seja, no objetivo final. A metodologia incentiva motivação e fomento à criação de novas empresas, que proporciona o surgimento de mais empregos. E por fim o processo busca parcerias, determinado pela visão empresarial moderna e pelas imposições do mercado.
 
A terceirização é a trilha para modernizar e especializar as empresas. Utilizada atualmente pelos gestores como ferramenta estratégica, renova e amplia suas participações no mercado e proporciona redução de custos e aumento de qualidade. Alguns estudiosos norteiam o estudo sobre terceirização, abordando duas definições: o correto conceito de terceirização e quais são as suas modalidades básicas(KARDECK; CARVALHO, 2002).
 
Outros já demarcam suas pesquisas abordando aspectos como características e atividades desenvolvidas por tal prática. Há os que dizem ser um neologismo, para uma nova relação trabalhista ou até uma “filosofia de gerenciamento”. Logo, mediante os conceitos citados pelos autores, entende-se que a terceirização é a trilha para modernizar e especializar as empresas. Utilizada atualmente pelos gestores como ferramenta estratégica, renova e amplia suas participações no mercado e proporciona redução de custos e aumento de qualidade.