Diagnóstico Empresarial: O "Raio X" indispensável para seu negócio.  
  
A Realização de um diagnóstico na empresa serve para obter uma visão global da situação da empresa, detectando possíveis problemas, falhas ou ineficiência na gestão organizacional.
Uma empresa é um sistema único, onde os processos, os departamentos e as pessoas devem estar trabalhando de forma integrada na busca dos objetivos organizacionais. Qualquer falha nesse sistema prejudica a eficiência e a eficácia da gestão empresarial.

Pequenas falhas geralmente não são percebíveis no dia a dia das organizações. Porém, com o tempo, essas pequenas falhas se tornam um somatório de problemas que vem a prejudicar todo sistema produtivo da empresa.

O diagnóstico serve para identificar o que tem que ser aplicado ou melhorado na empresa. É por meio de técnicas e metodologias específicas que as reais necessidades de mudança na empresa serão detectadas, com o propósito de melhoria na eficiência do trabalho.

Segundo Block, diagnóstico consiste em pesquisar os recursos, os resultados, as políticas e os padrões de conduta de uma realidade visando identificar forças e fraquezas e problemas-chave que interferem no desempenho e/ou desenvolvimento da organização.

Ainda de acordo com Blok, alguns dos objetivos do diagnóstico seriam restaurar uma situação deteriorada, melhorar a situação existente e criar uma situação nova.

Nesse sentindo, pode-se destacar a importância do papel do consultor no processo de diagnóstico empresarial.

Segundo Oliveira, a consultoria empresarial é um processo interativo externo à empresa, a qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle da situação.

Oliveira identifica o profissional de consultoria empresarial como o agente de mudança capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitem à empresa transacionar, proativa e interativamente, com os diversos fatores do ambiente empresarial.

O consultor empresarial, ao fazer o diagnóstico para a empresa-cliente, está colaborando com seus conhecimentos, habilidades e experiências, em fazer um retrato da situação atual da empresa e detectar possíveis desalinhamentos com o retrato futuro estipulado no planejamento estratégico da empresa.

A importância do diagnóstico para a realização do trabalho de consultoria é crucial para detectar os reais problemas existentes na organização, assim como, determinar o plano de ação a ser executado pela empresa.
Consulte-nos.
 
Machado Filho Consulting

Postagens mais visitadas