segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Planejamento de Metas de Vendas

Planejamento empresarial é um dos maiores desafios para os gestores atualmente e entre os itens recorrentes de sua concepção, destacam-se as metas de vendas. Por isso, já se pode contar com empresas especializadas em consultoria nesse processo, que podem auxiliar o gestor a planejar suas metas e bonificações.
O objetivo das metas é, entre outros, de acompanhar a produtividade das equipes. Ao definir quais serão as metas, calcula-se o que a empresa vendeu ou deixou de vender, através das oportunidades negociadas e, consequentemente, seus ganhos e perdas.
A consultoria pode auxiliar em vários fatores, como no treinamento da equipe para adquirir conhecimento dos produtos e serviços, o que ajuda o colaborador a ter mais segurança para oferecê-los da melhor forma. Também serão proporcionadas informações para que o trabalho seja baseado nas metas globais e individuais, além de oferecer bases para estratégias a serem adotadas, para que os colaboradores tenham plena capacidade de alcançar seus objetivos e necessidades de vendas.
A empresa de consultoria também pode acompanhar a evolução das curvas de meta de vendas e da venda real para se atingir os resultados esperados. A apuração deve ser feita não em valores nominais, mas sim em percentuais de cobertura de metas, atrelando às diversas faixas de cobertura de quotas.
O acompanhamento da evolução das vendas nas coberturas de metas é muito importante para que a empresa e seus colaboradores saibam qual a necessidade de esforço pessoal e em grupo para atingir os objetivos estabelecidos. O auxílio de uma consultoria torna esse trabalho ainda mais rápido e eficaz, além de proporcionar uma análise externa, capaz de identificar pontos que internamente não são avaliados.