quarta-feira, 6 de maio de 2015

A Rotina na Vida de um Executivo Eficaz


O executivo eficaz não tem rotina. Por definição, uma rotina é a repetição monótona das mesmas coisas. No sentido figurado significa aversão ao progresso e às inovações. Uma rotina leva pessoas não qualificadas e sem poder de julgamento executar coisas que alguém eficaz fez pela primeira vez. Dizer que você segue uma rotina no trabalho é um sinal que você tem um grande desafio para mudar. Um sinal que uma rotina não está adequada ao trabalho é o surgimento de crises operacionais recursivas. É essa a sua oportunidade para sair da rotina e diagnosticar o problema e sugerir um novo e eficaz processo. Como todo o processo sempre dá para melhorar você nunca seguirá uma rotina.
 
Quantas vezes você ouviu alguém dizer de forma passiva que um determinado problema “é parte da nossa rotina de trabalho”? Você gostaria de ser como essa pessoa? Provavelmente, não. O executivo eficaz busca desafios nas pequenas coisas, sempre vê oportunidades de melhorias nos processos e nunca se cansa de lutar para mudar paradigmas e a mente das pessoas.
 
Pergunta:
Analisando sua lista de atividades você identifica tarefas rotineiras? Você já parou para analisar os processos que são executados para identificar oportunidades de melhoria?
Se você não respondeu um “sim” com veemência é necessário rever seus conceitos e atividade.
 
Das Palavras à Ação:
Liste novamente todos os processos que estão sob sua responsabilidade e avalie cada um como esses processos poderiam ser executados de forma diferente. Altere os processos e avalie os resultados. Quando terminado, comece novamente, pois sempre existem oportunidades de melhorar.
 
Depois que você for reconhecido como um executivo eficaz certamente surgirá novas oportunidades de melhorias em outras áreas da empresa.