quarta-feira, 6 de maio de 2015

A Importância da Avaliação de Desempenho de Pessoal

     
A intenção principal do processo de avaliação de desempenho é aumentar a produtividade do pessoal. Algumas razões positivas são: revisar o desempenho do último período; planejar as futuras atividades e responsabilidades; definir os objetivos individuais; identificar as necessidades de desenvolvimento; discutir a carreira profissional do empregado na organização; ajustar as expectativas diversas; e,coaching.
 
Uma avaliação de desempenho não deve apresentar surpresas nem para o avaliado nem para o avaliador. O processo de avaliação deve ser interativo ao longo do período com diálogos francos entre o empregado e seus superiores. Ambos devem tomar a iniciativa de esclarecer pontos sobre o desempenho pessoal.
 
Deve-se ter cuidado na preparação da avaliação. Desta forma, dedique tempo para elaborar a avaliação levantando dados sobre o desempenho do avaliado durante o período, sobre os resultados dos projetos que ele liderou ou participou. Do ponto de vista do avaliado a documentação deve ser uma compilação das atividades realizadas no período. Importante é fazer a comparação dos objetivos negociados no inicio do período de avaliação e os resultados obtidos no final do período.
 
O ideal é trabalhar com um sistema estruturado comum a toda a empresa. Isso cria um processo consistente de comparação de desempenho entre empregados de diferentes áreas e possibilita o reconhecimento dos melhores talentos da empresa. Outra vantagem do processo estruturado é o conhecimento dos procedimentos de avaliação e os critérios que serão avaliados.
 
Antes da entrevista com o avaliado você deve tomar pelo menos as seguintes providências: elaborar o relatório de avaliação de desempenho; estudar as avaliações anteriores; verificar se seus critérios de avaliação estão em conformidade com o sistema de avaliação da empresa; critique suas idéias sobre o avaliado para detectar injustiças ou favorecimentos; pense no futuro do avaliado na empresa; consulte outras pessoas para verificar se o seu ponto de vista está correto; e, prepare-se para falar sobre remuneração e promoções.
 
Agende a entrevista de avaliação com antecedência com prazo determinado para inicio e fim. Comece a reunião mostrando quais os pontos que serão abordados. Procure ser objetivo nos pontos sendo o mais racional possível. Nunca coloque em dúvida sua avaliação durante a entrevista. Escute o que o avaliado tem a dizer. Use o sistema para assegurar que todos os pontos foram comentados na entrevista. Encoraje a discussão. Desenvolva planos de melhoria de desempenho e, conclua positivamente a reunião.
 
Depois da reunião faça anotações complementares se for necessário e compartilhe o resultado da avaliação com seus superiores e com a área de Recursos Humanos.
 
As avaliações de desempenho não são apenas veículos de mudança, mas são um poderoso mecanismo para demonstrar a efetiva gestão do gerente e uma forma consistente para aumentar a produtividade da equipe.