As corporações brasileiras procuram, constantemente, métodos para aumentar a eficiência dos funcionários, mas ainda investem pouco em ferramentas com este fim. O país sonha com índices de produtividade como os obtidos pelos Estados Unidos e Alemanha, porém esbarra em problemas quanto à qualidade da educação e ao acesso à tecnologia. É nesse contexto que o profissional deve sobressair-se.

Na busca por maior produção, as empresas estão de olho em quem consegue render mais com as condições disponíveis. Isso é possível seguindo algumas regras básicas – porém às vezes esquecidas – do mercado. A primeira é a mais importante: qualificação. As demais se unem para garantir um bom resultado.

Veja quais são elas:

Conhecimento

Invista no desenvolvimento pessoal. Especialize-se no que faz, aprimore as qualidades profissionais e conheça as atividades da companhia e o seu papel nela. A competência técnica é o diferencial.

Menos tempo e mais rendimento

Quem trabalha mais produz melhor, certo? Pode ser que sim. Mas, nesse caso, as chances de cometer erros também são maiores. Ao invés de sacrifício, busque eficiência. Mantenha a regularidade dos seus horários e otimize esse período.

Estabeleça prioridades

Durante o expediente, sempre irão surgir outras tarefas que não estavam entre as prioridades. No entanto, por que desperdiçar muito tempo com imprevistos? Defina o que realmente é primordial e não perca o foco com o que é menos importante, para não chegar ao final do dia com a desagradável sensação de ter feito quase nada.
dedo diagrama
Ao invés de sacrifício, busque eficiência.

Não pense, faça

Desligar o pensamento do que lhe espera no trabalho é praticamente impossível, mas com o uso de uma agenda isso pode virar realidade. Tire as obrigações da mente e coloque-as no papel. Dessa forma, estará livre para concentrar-se e com a certeza de que não vai esquecer-se de nada.

Desconecte-se das interferências

Bom desempenho é algo que exige concentração. E-mail, telefonemas e pessoas que desviam a atenção são interrupções que atrapalham. Escolha um momento para desligar-se de tudo e aproveite para trabalhar.

Pare e descanse

Um lanche, cafezinho ou uma pausa para conversar com os colegas ajudam a espairecer. Relaxar também é essencial para que a cabeça consiga pensar melhor. Além disso, discutir sobre os assuntos da empresa pode resultar em novas ideias.

Delegue e confie

Não faça o que é responsabilidade dos outros. Explique o que deve ser feito, seja claro e confie nos demais para que eles executem o que lhes foi delegado. Assim, você não acumula afazeres e fica livre para o que, de fato, é sua obrigação.

Sinta-se bem

A vida pessoal interfere no emprego. Esteja bem consigo, com a família e os amigos. Divirta-se, curta as folgas e volte com mais ânimo.
Aposte ainda em outras regras que podem ser descobertas a partir da autoavaliação profissional. Garantindo mais produtividade, conquista-se estabilidade e até novas oportunidades, além de maiores salários.