Durante anos, foram feitas exaustivas análises e avaliações sobre os melhores times de trabalho dentro de diversas empresas. Esses levantamentos apontaram características e qualidades inerentes a estas equipes de alta performance, que podem ser incorporadas em qualquer negócio. São elas:

Metas e objetivos compartilhados por times de alta performance


Em uma equipe eficiente, todos sabem exatamente quais são suas metas e objetivos e o que o time deve alcançar, pois seus propósitos são partilhados e discutidos por todos. Cada membro da equipe dá ideias e sugestões sobre como as metas e objetivos podem ser atingidos mais facilmente, o que faz com que os colaboradores sintam-se parte de uma organização maior.

Valores e princípios essenciais em equipes de alta performance

Em times de alta performance, há discussões regulares sobre os valores, princípios e comportamentos que orientam as decisões da equipe. O líder estimula valores como honestidade, transparência, pontualidade, responsabilidade para finalizar suas atribuições e realização de trabalhos com qualidade. Todos possuem liberdade para discutir e concordar, a partir do que são em sua essência.

Planos de Ação Compartilhados por líderes e sua equipe

Na fase de construção de uma equipe de excelência, é explicado para cada membro da equipe, individualmente, sobre a execução de qual parte do trabalho ele será responsável. No final dessa conversa, todos sabem quais as atribuições de cada membro e como seu próprio trabalho está em sintonia com as ações da equipe.

Um Líder é sempre necessário para garantir o alto desempenho da equipe

Toda empresa deve possuir um chefe ou líder bem definido. Democracia é um conceito muito bom, mas não funciona no mundo dos negócios, onde é necessário que alguém esteja no comando e assuma o controle. Em uma boa equipe, todos sabem quem está no comando.

Revisão e avaliação contínua

Nessa fase, a equipe avalia regularmente a sua evolução a partir de duas perspectivas. Em primeiro lugar: o time atingiu os resultados esperados por seus clientes ou pela empresa como um todo? Ao lidar com os clientes, a equipe criou mecanismos para perguntar continuamente aos clientes: “você está satisfeito?”.

Reuniões periódicas podem garantir a alta performance da equipe

Uma das coisas mais importantes feita para construir uma organização de alta performance é realizar reuniões de equipe regulares. O time é reunido semanalmente, durante um tempo determinado, para conversar, discutir, se atualizar sobre os progressos realizados e compartilhar ideias, opiniões e percepções.

Exercício de Ação

São realizados exercícios para  elucidação dos valores, com toda a equipe. Então, de comum acordo, todos passam a viver e trabalhar pelos valores comuns