terça-feira, 25 de agosto de 2015

Sobre a satisfação de concluir tarefas com qualidade

             
Produtividade
 
O que há algum tempo se tratava apenas de disciplina e foco, hoje se desdobra em distrações, que fazem com que essa palavra, produtividade, seja objetivo de qualquer pessoa, em diversas situações rotineiras. Seja durante o expediente ou na hora de cumprir com tarefas domésticas, a quantidade de informações e distrações faz com que atividades simples tornem-se difíceis de serem concluídas.
 
Que atire a primeira lista quem nunca postergou uma atividade durante horas, e pior, não conseguiu concluí-la. Ou seja, na empresa para a qual você trabalha, ou em sua própria casa, as coisas poderiam ser muito mais simples e organizadas. A boa notícia é que a tecnologia, cada vez mais, trabalha em favor de que seja possível iniciar e concluir tarefas com qualidade. Aqui vão alguns empurrõezinhos:
 
1. Ser anti-social é preciso – em alguns momentos
 
As redes sociais são excelentes em várias ocasiões, mas o trabalho não é a principal delas. Mesmo que seu trabalho seja gerenciar uma rede social, por exemplo, a tendência é que as atualizações de infinitas timelines ocupe mais parte do seu tempo do que o necessário. Para isso, anti-social é a ferramenta perfeita!
 
– Bloqueie os sites que você escolher;
– Funciona tanto para Windows quanto para Mac;
– É pago, mas você pode testar durante o período de 60 dias, ou terá seu dinheiro de volta;
– Você pode configurar períodos de bloqueio. Ex.: bloquear o acesso ao Facebook durante 8 horas.
 
2. Não perca os conteúdos que você quer consumir!
 
Se você não pode ler um artigo interessante durante o expediente, ou se quer dar atenção especial para outro tema que não tenha relação com o seu trabalho, o pocket permite que você guarde tudo nesse aplicativo, e leia na hora em que você quiser!
 
– Guarde artigos, vídeos ou outros tipos de conteúdo no seu pocket (e acesse-o através do seu smartphone, tablet, kobo, ou desktop);
 
– Salve diretamente do navegador, ou de aplicativos como o Twitter e o Flipboard, por exemplo;
 
– Não é preciso estar conectado com a internet para ler o que você já guardou no pocket.
 
3. Risque o papel da sua lista
 
Escrever uma lista de tarefas é uma maneira rápida e fácil de descrever o que ainda precisa ser feito. No entanto, essas listas costumam ficar em papeis espalhados pela mesa, pela casa, em bolsos, e consequentemente, a bagunça aumenta e a produtividade diminui. Com o trello, você organiza suas tarefas e pode atualizar e acompanhar cada uma delas em seu desktop ou dispositivo móvel.
 
– Visualize a lista em formato de boards com imagens, textos e etiquetas;
– Adicione quantas pessoas você quiser em suas atividades;
– Comente, anexe e discuta sobre seus projetos com os participantes de cada tarefa;
– As notificações do trello não deixarão que você perca acontecimentos importantes em suas tarefas. Essas notificações podem ser configuradas para aparecer em seu desktop, ou dispositivo móvel;
– Organize seus boards e seus contatos para categorizar suas tarefas e mantê-las em ordem;
– O trello oferece ainda uma API para que desenvolvedores possam utilizar a plataforma trello em um aplicativo próprio;
– É de graça! Com o Trello Gold, é possível acessar alguns itens extras que deixarão seus boards mais bonitos, mas com a versão gratuita, você consegue usufruir de todas as funções da ferramenta da mesma maneira!
– Quer aplicar o uso do trello no seu ambiente de trabalho? Então vale a pena conhecer o Trello Business Class.