segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"Exportação é coisa séria" Parabéns MG....

MG inicia exportação de banana para Europa e Oriente Médio.

Agosto/2010

Os produtores do norte de Minas Gerais devem começar a exportação de banana prata à Europa e ao Oriente Médio em setembro. A região já investe há alguns anos em pesquisas em pós-colheita para a possibilidade de exportar a fruta, visto que o norte de Minas Gerais fica distante dos portos brasileiros, dificultando o escoamento, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Além disso, a banana prata é mais suscetível aos danos no pós-colheita do que a variedade nanica. Para iniciar os embarques, está sendo elaborado um protocolo de exportação com os procedimentos adequados desde a colheita até a logística de envio da banana prata mineira aos consumidores estrangeiros.

Como parte dos estudos realizados, foi desenvolvido um projeto de logística para que a fruta chegue ao seu destino em ponto de amadurecimento ideal para consumo. Dessa forma, depois da colheita, com utilização de transporte climatizado (com atmosfera controlada), embalagens adequadas e aplicação de hormônios que retardam o amadurecimento da fruta.

(SV - Agência IN)