terça-feira, 5 de outubro de 2010

BNDES financia Sustentabilidade Energética

O BNDES oferece linhas de crédito para investimento em melhorias de processos, renovação ou substituição de equipamentos com vistas à eficiência energética.

As linhas e programas do BNDES possuem características específicas, destacando-se:

Apoio a Projetos de Eficiência Energética - PROESCO

Podem usufruir desta linha de financiamento ESCOs e usuários finais de energia. Focos de atuação: iluminação, motores, otimização de processos, bombeamento, ar condicionado e ventilação, refrigeração e resfriamento, produção e distribuição de vapor, aquecimento, automação e controle, distribuição de energia e gerenciamento energético. São financiáveis: estudos e projetos, obras e instalações, máquinas e equipmentos, serviços técnicos especializados, sistemas de informação, monitoramento, controle e fiscalização.

BNDES AUTOMÁTICO

Financiamento de até R$ 10 milhões para projetos de implantação, expansão e modernização de empresas, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional. O BNDES opera diretamente, caso o valor total do projeto seja superior a R$ 10 milhões. Para valores inferiores, o financiamento é realizado através da extensa rede de instituições financeiras credenciadas.

FINAME

Financiamentos, sem limite de valor, para aquisição isolada de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional.

FINAME Leasing

Financiamentos a sociedades arrendadoras para a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados pelo BNDES, os quais serão simultaneamente arrendados à empresa usuária.

Oferece também o Cartão BNDES, que financia equipamentos às micro, pequenas e médias empresas. Na lista dos equipamentos financiados, informam se são eficientes, incluindo o logo do Selo Procel.

PS.: As linhas estão aí. Temos diversos agentes financeiros que também fomentam tal seguimento. Mas entre fomentar e conceder existe um caminho de pedras, abismos, chamas, espinhos e trovoadas. O processo é burocrático, mas nada que nossa larga experiência não saiba conduzir.

Já aos "empresários que se intitulam "auto-suficientes", cuidado. Você pode ser "expert" no seu negócio, mas expert em captações de linhas de repasse são "agulhas no palheiro das instituições financeiras".

Uma tentativa errada de captação sem a devida adequação irá desgastar sua crredibilidade junto aos agentes financeiros. Esta é a motivação que esses agentes buscam para em inúmeras vezes não conceder os financiamentos.

Então é pela sua conta e risco. Boa sorte!!!