terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Um bom Executivo
Nem sempre uma pessoa mais experiente é o melhor líder. Nem sempre o gerente é o melhor líder. Na verdade, um líder se consolida pelas atitudes e isso não está obrigatoriamente relacionado com a idade ou o cargo.
Apoiar a equipe: Os líderes de equipes eficazes sempre apoiam a equipe e traduzem este apoio com postura encorajadora. Eles aceitam o que os outros têm a dizer e não tentam controlar ou manipular os outros. Estão sempre criando oportunidades para os outros expressarem seus pensamentos e conhecimentos, pois assumem que os outros têm ideias e informações úteis. Estimulam pontos de vista divergentes, pois sabem que das diferenças é que surgirá o crescimento e sentem-se livres também para dar novas ideias.
Saber ouvir: Saber ouvir é outra característica importantíssima dos líderes eficazes. Eles são ouvintes ativos, prestam atenção e respondem tanto a sentimentos quanto a ideias dos outros. Ouvem sem interromper, fazem perguntas abertas sem julgar ou avaliar e só então resumem e ponderam sobre as ideias e sentimentos dos outros.
Analisar e solucionar problemas: No momento em que as diferenças confrontam-se, o líder eficaz está presente para fazer a atenção concentrar-se no processo de análise e solução do problema e não nas pessoas. Ele auxiliará a negociação específica e direta das diferenças, questionando sua própria posição. Neste espaço aberto para o confronto fará considerações de como a equipe está quanto às relações pessoais, ao andamento dos processos e, quanto ao uso do tempo.
Buscar concordância de todos os membros da equipe: A decisão de consenso às vezes é fundamental. Ela é importante quando o compromisso é necessário, quando as pessoas envolvidas têm que se sentir comprometidas com os objetivos. Por isso, os líderes buscam a concordância de todos os membros da equipe para que uma única decisão seja apoiada. Obter consenso geralmente requer investimento de muito tempo e energia, mas se ele for um valor ou norma da equipe necessariamente terá que ser buscado.
Solicitar e receber feedback: Líderes eficazes tamb ém solicitam e recebem feedback como uma oportunidade para aprender e melhorar. Ouvem com atenção porque seu comportamento deve ser mudado e evitam ser defensivos: não explicam ou justificam. Pedem ajuda, se adequado, fazem perguntas esclarecedoras e certificam-se de que entenderam as respostas e são honestamente gratos pelo feedback. Quando dão feedback, manifestam a intenção de serem úteis e ajudar. Se não forem solicitados, perguntam antes de dar e tratam apenas do que pode ser mudado. Evitam generalizações e avaliações e descrevem comportamentos específicos, dizendo por que o comportamento é importante para eles e o seu trabalho. Estes líderes sempre se certificam de que foram entendidos e não apenas ouvidos, e encorajam os outros a responderem.
Agora, lidere sua equipe.