terça-feira, 5 de maio de 2015

A Autoridade do Conhecimento

“Chame o especialista” exclama o executivo que precisa tomar uma decisão. Ops! Afinal, quem toma as decisões nas empresas? A resposta: aqueles que detêm o conhecimento. Note que as decisões dos altos executivos são tomadas a partir de informações e análises elaboradas e recomendadas pelo pessoal que tem conhecimento nas áreas especificas. Se analisarmos, veremos que as decisões são tomadas em todos os níveis da organização. As decisões tomadas no nível operacional têm uma relevância importante nas organizações baseadas no conhecimento. Uma decisão de um analista de impostos pode ter um impacto tremendo no desempenho de uma empresa. A autoridade do conhecimento define a posição desses profissionais na empresa e qual o nível de contribuição que podem oferecer.
 
Pergunta:
Como minhas decisões afetam o desempenho da organização onde trabalho? Quais são as limitações que tenho para desenvolver minhas habilidades para exercer minha autoridade do conhecimento?
 
Algumas vezes não exercemos nossa autoridade do conhecimento por achar que as decisões devem ser tomadas pelos executivos da organização. E que para nós, só resta seguir a direção. Pensamento, totalmente equivocado. Quem detém o conhecimento tem um papel extremamente importante no processo de tomada de decisão e deve exercer essa autoridade. Isso não é uma opção, é um dever com as organizações. Obviamente, quem exerce essa autoridade consegue oferecer maiores contribuições para a empresa e, consequentemente, crescer mais rápido.
 
Existem alguns inibidores que nos impede de exercer nossa autoridade do conhecimento. Alguns fatores são: falta de sólido conhecimento acadêmico, falta de treinamento específico na função, timidez para expor as ideia, entre outras. Entretanto, um fator importante é o desenvolvimento de um clima organizacional propício para as que pessoas possam exercer sua autoridade do conhecimento sem o receio de um erro possa ter uma punição severa.
 
Das Palavras à Ação:
Liste o que você precisa fazer para exercer sua autoridade do conhecimento dentro de sua empresa.
Converse com seu chefe para discutir seu real potencial para exercer sua autoridade do conhecimento. Desenvolva com ele um plano para seu crescimento profissional e trabalhe para criar um clima organizacional propício para que você e outros profissionais do conhecimento possam exercer suas habilidade e contribuições.